O aparecimento de cabelos brancos é normal com o avançar da idade, mas essa mudança de aparência atinge pessoas de diferentes faixas etárias podendo acontecer ainda na juventude.
Se já tem cabelos brancos antes destas idades, provavelmente tem o gene IRF4 (regulador da produção de melanina) alterado e sofre de canice.
A presença do pigmento melanina, produzido nos melanócitos (células presentes na matriz capilar) é o responsável pela cor natural dos nossos cabelos. Podemos classificar a melanina como eumelanina e feomelanina. A primeira é responsável pelos tons naturais do cabelo escuro, dos castanhos ao preto enquanto que a segunda é o pigmento responsável pela coloração mais clara dos cabelos, como os loiros e os ruivos. Regra geral estes dois pigmentos estão presentes no cabelo o que lhes permite as diferentes nuances naturais.
É certo que a melanina diminui com o passar dos anos. Normalmente, os cabelos começam a ficar brancos nas têmporas e evoluem atingindo todo o couro cabeludo. A cor varia entre o branco e o branco-acinzentado. A época de aparecimento das primeiras brancas varia de pessoa para pessoa.
Segundo pesquisas efetuadas esta diminuição da melanina costuma acontecer entre os 35 e 45 anos para os caucasianos, entre os 45 e 55 para os orientais e após os 55 para os negros.
Além da genética, fatores externos como o stress, poluição, alimentação desequilibrada, exposição contínua à radiação solar também podem também contribuir para o aparecimento de cabelos brancos.
Os cabelos naturalmente brancos estão a ganhar cada vez mais espaço e atrizes como Meryl Streep, Jamie Lee Curtis ou Glenn Glose entre outras, mostram que eles podem ser sinônimo de segurança e atitude. Mas se o cabelo grisalho para muitas pessoas é um charme, e elas querem evidenciá-lo, para outras é motivo de desespero, principalmente quando isso acontece na juventude.
No caso de pertencer aos adeptos dos cabelos naturalmente brancos, não se esqueça que eles são naturalmente mais secos e precisam de mais hidratação, e, se pertencer aquele grupo que não se sente bem com o cabelo branco, nada como pintá-lo!
Em ambos os casos, quer queira usar o branco natural ou fazer uma coloração magnifica, não se esqueça de apostar em tratamentos personalizados para ter sempre o cabelo saudável e bonito, como você merece!
Venha aconselhar-se com os melhores profissionais!