O verão finalmente chegou e, como passamos mais tempo ao ar livre sob o sol direto, um protetor solar eficiente é obrigatório. Mas o que torna um protetor solar eficiente e o que devo procurar?
É POSSÍVEL ATINGIR A QUANTIDADE RECOMENDADA DE PROTETOR SOLAR?
A maioria das pessoas aplica menos da metade da quantidade recomendada de protetor solar, o que reduz bastante a proteção. Você precisa aplicar a quantidade recomendada para atingir o valor do FPS indicado no frasco. Ex.: FPS 50 protege contra 98% dos raios UVB. Se você usar 50% da quantidade recomendada de FPS 50, não terá FPS 25, mas 49% de proteção = FPS 2!
O PROTETOR SOLAR TEM ALTA PROTEÇÃO UVA?
Os raios UVA representam 95% da luz do dia e estão conosco o ano todo. Eles penetram através do vidro e das nuvens. O UVA penetra mais profundamente na camada da pele e causa danos ao DNA da pele, resultando em pigmentação e envelhecimento prematuro. UVA também pode causar câncer de pele a longo prazo.
O FPS apenas informa a proteção contra UVB. É por isso que você precisa procurar os símbolos UVA em seu protetor solar. O teste UVA padronizado europeu informa que o protetor solar tem pelo menos 33% de proteção UVA em relação ao valor do SPF. Além do teste UVA europeu, existem vários outros no mercado. O teste de classificação por estrelas da Boots é um deles e informa com mais precisão o quão alta é a proteção UVA. Ele mede a relação UVA/UVB, que é apresentada com estrelas variando de 1 a 5. Cinco estrelas significam que você tem mais de 90% de proteção UVA.
O PROTETOR SOLAR FOI DESENVOLVIDO PARA PELES SENSÍVEIS?
Nos últimos dois anos, houve um aumento imenso de pessoas com sensibilidade cutânea. Alguns ingredientes para a pele podem fazer mais mal do que bem e causar irritação, alergias ou sensibilidade. O sol, o sal do vento e a água clorada já são fatores que contribuem para a sensibilidade da pele. Portanto, é desnecessário adicionar perfumes, álcool ou conservantes aos protetores solares e pós-solares.
Perfumes, conservantes e álcool são três ingredientes que podem causar sensibilidade e enfraquecer a barreira cutânea. O perfume é adicionado aos cuidados com a pele para fornecer um aroma agradável. Também é frequentemente adicionado a protetores solares para camuflar o odor de fortes filtros UV. Infelizmente, os perfumes podem causar alergias e irritações. O álcool é usado para tornar os filtros UV espessos mais absorvíveis. No entanto, o álcool enfraquece a barreira da pele e tem um efeito de secagem. A longo prazo, o álcool faz com que a pele produza excesso de sebo, levando a poros entupidos e erupções cutâneas. Por esta razão, é preferível usar protetores solares desenvolvidos para peles sensíveis para evitar o desenvolvimento de sensibilidade cutânea.
COM QUE FREQUÊNCIA VOCÊ PRECISA REAPLICAR O PROTETOR SOLAR?
A recomendação padrão é reaplicar o protetor solar a cada duas horas, o que ajudará a manter a proteção do SPF indicada em seu frasco. As razões para a aplicação frequente são várias; em primeiro lugar, não aplicamos o suficiente e perdemos certas áreas. A proteção também pode ser afetada por água ou suor.
O PROTETOR SOLAR É RESISTENTE À ÁGUA/EXTRA RESISTENTE À ÁGUA?
Um filtro solar resistente à água significa que o valor do FPS só desce para 50% do valor após 2×20 min em água + 2×15 min de tempo de secagem. Um protetor solar muito resistente à água só desce para 50% do valor do FPS depois; 4x 20 min em água. Resistente à água e muito resistente à água são os únicos testes padronizados que mostram a durabilidade de um protetor solar.
QUANTO TEMPO DURA O PROTETOR SOLAR?
A maioria dos protetores solares tem uma data de validade de 6 a 12 meses após a abertura do frasco. Lembre-se que os filtros UV quebram em contato com o oxigênio e, portanto, não oferecem a mesma proteção um ano após a abertura da garrafa.
O PRODUTO TEM EMBALAGENS DESNECESSÁRIAS?
Do ponto de vista ambiental, é bom considerar se o produto é reciclável. Existe embalagem desnecessária ao redor do produto?